Uma das perguntas mais ouvidas por aí me fizeram ter uma resposta sempre pronta.
“Realmente, qualquer pessoa alfabetizada sabe escrever, mas os redatores, além de saberem escrever, sabem fazer as pessoas lerem”.
O redator publicitário é o profissional treinado para escrever conteúdos relevantes em sites, blogs, redes sociais, portais, folders, flyers etc. Ou seja, o seu texto é orientado para obter resultados.
O trabalho do redator não é solitário como muitos pensam, mas é uma atividade em conjunto com a equipe de criação. O redator publicitário e o diretor de arte atuam em conjunto, sempre com o objetivo de trabalhar o processo de comunicação de maneira efetiva.
– Legal, bacana, mas como é que ele faz tudo isso?
Primeiramente é necessário estudos e pesquisas com o objetivo de criar um conceito que irá orientar a campanha. Portanto, é importante definir objetivos, público-alvo, linguagem a ser utilizada e em quais mídias será veiculado o projeto de redação publicitária.
Com essas informações o texto começa a nascer! Mas é imprescindível que haja clareza, concisão, persuasão e criação de interesse junto ao público, buscando chamar a sua atenção, mas sem ser óbvio e sem utilizar clichês.
– Fácil?
Não é difícil, mas é um trabalho profissional que terá sempre como objetivo principal fazer com que o leitor se identifique e se sinta parte daquilo que estará lendo.